MEMÓRIA

MEMÓRIAE TRADIÇÕES

Perpetuar conhecimentos e modos de fazer enraizados no quotidiano da comunidade arcuense, através de formas de expressão, manifestações literárias, musicais, plásticas, cénicas, lúdicas, rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e outras práticas da vida social.

Cruchos e Rocas

União de Freguesias de Vilela, São Cosme e São Damião e Sá

Depois de um cartão de visita das Freguesias de Vilela, S. Cosme e São Damião e Sá, apresentam-se as várias fases da confeção da crossa ou crucho usada essencialmente pelos pastores para se abrigarem do frio e da chuva. A roca uma ferramenta artesanal usada para se fiar o linho ou a lã de ovelha, desde a confeção até à fiada. Paralelamente apresentam-se alguns trabalhos quotidianos da aldeia. O Rancho Típico e Folclórico de Vilela agradece a todos os que direta ou indiretamente participaram e colaboraram para a realização deste filme em suporte DVD. Inclui as seguintes cenas: Ida para o juncal, cortada do junco, carregar os molhos, sachada do milho, malhar o junco, ir à fonte, bolo do tacho, secar o junco, foguetes, recolher o junco, sulfatar e enxofrar, ir à retrete, rapar a ovelha, varas de freixo, fazer a roca, confeção dos cruchos à lareira, pentear o crucho, crucho pronto, fiar à lareira, fiar no campo, meias de lã, atirar com a fisga, pastor com o crucho.

Duração aproximada, 85 minutos, colorido.

Para maiores de 4

Reg, nº 5059/2013

Para obter uma cópia integral deste DVD entre em contacto com o Rancho Típico e Folclórico de Vilela

Bolo do Tacho

Freguesia de Grade

Participantes: Perfeito Francisco Lopes de Brito; Joaquina Martins; Maria de Sá; Maria Rodrigues; Conceição Fernandes; Maria Lima; Carminda Torres; Isaltina Sousa; Rosa Lopes.

Realização Carla Canossa

Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Grade

Março 2016